Sobre Laura Nyro

 Laura Nyro é simplesmente uma das cantoras americanas mais influentes de todos os tempos. Apesar disso, é praticamente desconhecida do grande público. Um paradoxo que acompanhou toda a vida da intérprete e compositora nova-iorquina, cujas canções fizeram sucesso apenas na voz de outros cantores.

Seu anonimato é, no mínimo, curioso, se percebermos que além de atender aos ditos “padrões estéticos de beleza”, Nyro tinha um registro vocal único e belo, e um estilo romântico e introspectivo de composição. Além das harmonias doces, outra marca registrada de suas músicas eram as mudanças de andamento e de tonalidade imprevisíveis.

Ao avaliar sua biografia, entretanto, fica perceptível seu desprezo pelos “louros” da fama e pela indústria musical. É possível até deduzir que a própria Laura tenha de certa forma “sabotado” um possível caráter comercial que sua obra pudesse vir a apresentar.

Sobre o estilo de seu som, podemos perceber várias influências da melhor música americana de todos os tempos. Elementos de soul, jazz, blues, R&B, e folk predominam em sua obra, além de ecos da gravadora Montown e vocalizes baseados no gospel. Sua assinatura sonora é inconfundível, e mesmo bebendo em tantas fontes, ainda assim seu estilo é marcante.

Foi gravada por vários artistas, desde Peter, Paul and Mary, The Fifty Dimension, Three Dog Night, Barbra Streisend, Frank Sinatra, Chet Atkins, Linda Ronstadt, dentre outros. Influenciou cantores/autores como Carole King, Suzanne Vega, Elton John, Rickie Lee Jones, Tori Amos, Kate Bush, Todd Rundgren, Barry Manilow, e até Joni Mitchell.

Numa primeira audição, é claramente perceptível a semelhança entre as vozes de Laura e Joni Mitchell, com seus falsetes e tom bem agudo. Provavelmente, quem já aprecia as músicas da loira canadense, vai gostar do trabalho de Laura. Vale lembrar que as duas foram descobertas pelo mesmo empresário, David Geffen, em épocas diferentes. Outra cantora que se assemelha a ela, só que em menor grau, é a já citada Carole King, que fez bem mais sucesso que Laura (e talvez, Joni) seguindo uma linha mais pop e acessível.