Biografia

A presente biografia está dividida em tópicos para facilitar a leitura, de acordo com acontecimentos marcantes de sua vida. Didaticamente, a carreira de Laura pode ser dividida em três fases:

Na primeira fase” (1966/1971), as músicas tem uma forte influência de soul, R&B, e folk, e as letras tratam de temáticas urbanas e inusitadas, sempre com um ponto de vista extremamente pessoal.

Na segunda fase”(1976/1984), Laura começa a desenvolver um estilo mais diferenciado, onde o caráter subjetivo e romântico do início se acentuam, mas a partir daí sobre um ponto de vista feminista, panteísta e libertário. Se antes, as letras abordavam temas urbanos, agora tratavam de liberação feminina, contestação política e social, defesa dos animais, e veneração a natureza.

O feminismo pauta as temáticas de Laura a partir dessa fase, provavelmente influência do romance que Laura teve com Maria Desiderio. É possível fazer uma leitura de sua obra como, numa primeira fase, uma visão romântica e por vezes atormentada do mundo urbano; já na segunda e terceira fases, a natureza assume o aspecto de mãe e mulher provedora, sendo, para Laura, a solução para os desvios da sociedade patriarcal, neoliberal e capitalista.

A “terceira fase” (1984/1997) da carreira de Laura Nyro seria apenas um desenvolvimento e amadurecimento das temáticas feministas e libertárias que a cantora havia apresentado. A razão pela qual fiz essa divisão é devida a uma segunda pausa que Laura faz em sua carreira, que dura aproximadamente nove anos.


Primeira Fase (1966-1971)


Segunda Fase (1976-1984)


Terceira Fase (1984-1997)


Epílogo (1997 - )